"Com et dius?"

Alguém percebeu? Pois, nem eu! >.<
Começamos hoje as aulas Basic 1 de Catalão. Devo dizer, sem mais demoras, que saí de lá com uma dor de cabeça incrível. Tanta informação, mas tanta informação… Se antes já pensava que eram esquisitos, agora tenho certezas!
Comecemos pelas coisas estranhas do alfabeto, que foi a primeira coisa que vimos.
 “Entre a vogal A e a vogal E existe um som!”  Estranho? MUITO! Passo a explicar, quando a vogal E se encontra numa palavra sem acento, lê-se “â”, um som que não é A (“á”) nem E (“é”). Assim a palavra BARCELONA lê-se, em catalão, “Barçâlona”.
Mas não são apenas as vogar A e E que têm esta particularidade. Para não ficar atrás, entre a vogal O e a vogal U também existe um som! Tal como acontece na situação acima, esse O lê-se “ô”.
Existe ainda a situação R, que no final dos verbos no infinito não se lê. “Só acontece nestas situações, muito simples”, disse a professora. O problema é que eu não sei quais são os verbos deles, quanto mais se estão no infinitivo!! Dah!
Este caso é cómico, cómico, cómico! Eles aqui são do “Puorto, carago”! O som do B é igual ao do V e ao do W, assim B=V=W. Exemplo: BMW pronuncia-se “BMB”. Surreal.
Um tipo de L é bom, mas dois é estupendo! Além dos tradicionais LL (que vale de “lhe”) existe o L.L, que vale de “lllle”, só para dizer que se arrasta o L. Olhem, L.Lol para isto!
Depois de analisarmos este peculiar alfabeto, aprendemos a saudar pessoas e a perguntar as coisas básicas, como por exemplo, “Como te chamas?” (Com et dijous?) e “De onde és?” (D’on ets).
Aprendi ainda que ‘noia’ é rapariga e ‘noi’ é rapaz, entre outras coisas que ainda não me entraram na cabeça.
As palavras que mais adoro e estas não aprendi nesta aula, mas no que ouvimos nas aulas a sério são: “pantaneu?” (entenderam?); “una mica” (um pouco); “si us plau” (por favor); “nens” (meninos)
Devo dizer que senti-me como uma criança na primária a aprender o abc! >.<’

Será?!


Este certamente é o restaurante do Falancio, dos Homens da Luta, aqui em Barcelona, só pode! X'D

SUTTON disco club Barcelona


Hoje vou falar-vos de uma discoteca super ‘in’ aqui de Barcelona. Dançamos até às 4h da manhã e, o melhor de tudo, ‘for free’! O ambiente é super glamoroso, com uma pista de dança enorme e, em volta, algumas zonas de conversação, com poltronas. A música é muito actual.
Ficamos abismadas com a estética do local e estupefactas com a casa de banho que, além de ser enorme, é LINDA! Divertimo-nos a tirar imensas fotos.
Ficámos também boquiabertas quando a meio da noite, três bailarinos: 1 homem e 2 mulheres, se distribuíram pelas colunas e começaram a dançar. O bailarino, apesar de ser gay (digo isto pela forma dele dançar) era um autêntico deus grego! Grande corpo, uiui. Ficou à nossa frente, por isso tivemos uma vista privilegiada LOL
Foi uma noite surreal. Iremos voltar certamente!

Agora falando um pouco da discoteca em si:

Sutton é uma das discotecas mais glamorosas de Barcelona inauguradas em 2001 e está localizada na rua Tuset. A mesma tem uma área de 1000m2, com zona de baile, sala VIP e zona de fumadores. A zona VIP e a de fumadores estão separadas da zona de baile. A zona de baile contém um palco principal envolvido por luzes e flashes. A mesma zona está ainda rodeada por zonas de ‘relax’, com sofás e poltronas.

O ambiente é todo muito chique! Até a casa de banho é chique, com poltronas, sofás e espelhos enormes, como os das estrelas de cinema. Como o ambiente é super chique, as pessoas que frequentam o espaço também o são. A idade dos frequentadores encontra-se na casa dos 25-35 anos.


Atenção: é exigido roupa clássica (mas também não pensem que é assim muito clássica, porque eu ia normal LOL)


Onde fica: c/ Tuset, 13, 08006 Barcelona - Spain

Como chegar: sair na estação de metro em Fontana ou apanhar um autocarro (N4) em Pl Catalunya. É uma discoteca com bastantes acessos nocturnos!

PS: em breve colocarei as fotos que tirei da WC! >.<

Extermindora Implacável!


É isto que levamos da vida, no nosso piso, aqui em Barcelona!
Com a chegada das novas "inquilinas" que nem sequer pagam renda, temos a nossa Cristina que agora é exterminadora oficial. Vejam como ela desempenha na perfeição o seu trabalho e...muda repentinamente de convicções!

Resumé do Carnaval de Sitges

Cadernos de linhas?!


Estes são os famosos cadernos de linhas! Apenas são utilizados pelos meninos da primária, e servem para os ensinar a escrever. Agora digam-se, que raio é isto? LOL

Metro!



Metro de barcelona, a alegria de todos os dias quando voltamos da escola! Não sei o que se pssa, mas quando voltamos das aulas a viagem é uma loucura. Barrigadas de riso que nem consigo descrever para se poderem rir. As pessoas que connosco viajam devem pensar que somos parvas até dizer não, porque rimo-nos por tudo e por nada. Há sempre qualquer coisa que nos chama a atenção e desatamos a rir. Desde há alguns dias que o nosso top in de viagens é dizer as paragens umas às outras. Tudo começou quando eu estava "na minha bolha" e comecei a dizer alto o nome das paragens do metro. Foi a loucuro! 
Tenho que gravar para poderem ouvir e rir como nós. Assim, quando não temos nada para fazer, divertimo-nos a "mandar" nomes de paragens umas às outras XD É parvo, mas rimo-nos sempre!

Devo dizer que vemos milhares de pessoas por dia nos metros de Barcelona. É inacreditável a étnicidade que encontramos. É um mundo debaixo do chão! Juntando a isto, acrescento que, para ganhar a vida, muitas pessoas passam a vida a tocar no metro. Já ouvimos cavaquinhos, violionistas, guitarristas, acordionistas, cantores, e até instrumentos japoneses que desconhecemos o nome! E eles não estão só na estão do metro, estão dentro do próprio metro. SIM, exactamente, com ele em andamento! (Em breve postarei os videos que já fiz) Sempre que os ouço lembro-me muito da minha Tuna =') Podiamos dar ali um show em pleno metro.
Nós as três já pensamos em tocar qualquer coisa para poder ganhar uns trocos. LOL

Em suma, no metro encontramos de TUDO!

O mistério da mini-colher!

Noite do Diabo!

OMFG que noite tão mal passada! Acordei 3 vezes durante a noite muito mal disposta, com vontade de vomitar, mas só à 4ª vez é que vomitei. Andei o dita todo com dores de cabeça, suores frios e a arrotar salsichas! Aprendi a lição: salsicha não! Estas daqui devem ser demoniacas. "Morre dxiabo!".
Agora estou mais ou menos melhor, já consegui comer alguma coisa, mas mesmo assim... Com tudo o que nos está a acontecer, eu pergunto: "Quem nos rogou uma praga?", é que só pode!
A "cena" das baratas ainda não está resolvida e nem sei quando vai estar =/
Com isto tudo, sinto ainda mais falta de Portugal. LOL. Mas vá, não quero ser melodramática! Isto vai melhorar e no final isto será uma gota num imenso oceano!

Ah, hoje fomos conhecer a cresce (guarderia, em catalão) onde vamos fazer o nosso estágio de observação. Apesar de estar a morrer por dentro, com vontade de vomitar, tive a paciencia de ver tudo. Adorei-a e elas também. Estamos ansiosas por começar!!

Durante a aula ia adormecendo tal era o sono. Para disfaeçar tapava o olho esquerdo, depois o direito e assim por diante. Não sei como não me chamaram a atenção... LOL

A professora de Observação e Innovação quer ainda que, amanhã, levemos uma coisa absurda... não faço a minima ideia do que vou levar, mas há-de ocorrer-me algo. Amanhã conto-vos que coisas absurdas vi na aula :D

A almondega!


Este foi o meu almoço de ontem: Almondegas.
Finalmente um almoço que me encheu a barriga!! Posso dizer que paguei os 6,11€ e fiquei bem servida.


Cocoroxes is in the house tonight, everybody just have a good time!



Estou com um sono que nem imaginam! Resultado da noitada de domingo. Valeu muito apena, mas agora em vez de poder descansar, temos trabalho a dobrar (escrever recensões e traduzi-las para castelhano).
Ontem, eram cerca de 22h30, quando pensava que ia dormir e de repente ouço que há baratas na cozinha! Eu tenho pavor, só assim naquela, e entrei em pânico. Devo acrescentar que as "cocoroches" não são iguais às de Portugal. São menos nojentas. LOL Mesmo assim não consegui fazer a desinfestação, mas não entrei em pânico. Deixamos para a Cristina o cargo de Desinfestadora oficial do piso!
Eu bem perguntava, em inglês, onde estava o homem da casa, mas ele meteu-se no quarto e "cagou" na nossa alma. Gritamos tanto!
Como ele não nos ligou, nós pusemos mãos à obra e tiramos a nossa comida da cozinha e enfiamo-la no quarto. Parece uma zona de guerra, como podem ver, e a casa cheira a insecticida que se farta.
A Cristina dá uma desinfestadora... não sei se dá >.< ela meteu spray na loiça porque viu uma barata lá. Estou para ver como vamos limpar aquilo!
Hoje não conseguimos fazer nada na cozinha e, quando vinhamos no metro, de volta para casa, ia-me "órinando" a rir. Começamos a brincar com o assunto das baratas e, de repente, surgiu-me isto  das "cocoroches", uma tentativa minha de dizer ao inglês, que partilha a casa connosco, que haviam baratas em casa: Cocoroches is in the house tonight! (ao som dos LMFAO)
Quando chegamos a casa, fomos continuar a 2ª fase de desinfestação! Eu filmei tudo, como é óbvio! Em breve postarei.
Agora somo Portuguesas sin dinero con cocoroches in the house.

Sitges - A cidade do Carnaval


Hoje vou falar-vos desta magnifica cidade do carnaval! Sitges é uma pequena cidade junto ao mar parecida com portimão. Adorei. Chegamos já ao final da tarde e, como não sabiamos onde era o desfile, seguimos a multidão até uma rua onde tinha imensa gente parada e umas grades dispersas pelas ruas. Ficamos cerca de 45 minutos à espera para que começasse, mas quando começou... BRUTAL! Fatos muito bem concebidos, carros alegóricos igualmente bem construidos. Parece um pouco com os desfiles de Sesimbra, com a diferença de que eles aqui confundem o samba com a salsa, ou seja, ouviamos música brasileira, mas elas não sambavam, "salsavam". É muito estranho! LOL
Noite a dentro, conforme iam desfilando, iam chegando grupos com bombos e pandeiretas e mais uma data de instrumentos tão coordenadinhos, cada um mais brilhante que o anterior. Incrível! Adorei, adorei, adorei!
Foi realmente uma noite mágica e recomendo vivamente irem ao carnaval de Sitges quando cá estiverem. O carnaval dura uma semana, e todas as noite há festa. (Em breve postarei os videos!)


Depois do desfile terminar, perto da meia-noite, decidimos dar uma volta pela avenida e tirar umas fotos com algumas pessoas (tirei com os LMFAO) e procurar um bar onde NÃO se pagasse nada. Encontramos um que nos encheu, minimamento, as medidas.
Aqui ninguém dança como eu (aquela maneira parva como eu danço) e com o tamanho dos vestidos que elas usam, compreendo o porquê! LOL Os gajos são também muito atiradiços, mesmo cara muito podre e, por conseguinte, tive de enviar um para o carlh*! Foi também não me chateou mais.
No geral adorei, tanto que só saímos de cá às 3h, apanhamos o autocarro e ó chegamos a casa eram 4h30!


Como chegar: apanhar o autocarro na Praça da Catalunya e sair em Sitges.


A bela da Pota!

 

Hoje fiz pota com arroz! Não tem um ótimo aspecto? *.* Pena não puderem cheirar daqui, pois estava mesmo bom. Aprovado pelas minhas colegas de casa e tudo!
Confesso que odeio cozinhar, porque dá imenso trabalho e nunca sei o que ou como vai sair. Desde que aqui estou já inventei tantas coisas que nem imaginam (ahahah!) Passo a explicar: eu tenho bem delineado como se faz o comer e até começo bem, mas a meio... engano-me sempre e o resultado é que tenho de inventar >.< LOL No final saem comeres que não faço a minima ideia de como os ei-de chamar, mas sabem muito bem e isso é o que interessa. Fico sempre tão contente com isso! Pensar que era uma naba na cozinha e agora sinto-me quase uma cozinheira eheh :b


Panados de porco nervoso!


E é isto que eu levo da vida! Pagar 6,11€ por panados de corpo que ainda por cima estava cheio de nervos -.-' O que salvou esta cena foi que a Tânia não gostou da sobremesa dela - Profiteroles - e trocou com a minha. Aqui os Profiteroles são um pouco diferentes dos de Portugal... têm nata por dentro e mousse de chocolate instantanea como cobertura. Não desgostei, porque gosto de natas. Deixo aqui uma foto para ficarem com água na boca :b

Ao fim de uma semana de aulas...

Aqui só tenho 4 disciplinas, em que três delas são em catalão e uma em castelhano. Apesar de serem em catalão, vamos percebendo a maioria do que falam. Eles dizem que é parecido ao português, mas eu continuo com a minha e digo que se assemelha mais ao francês.
O primeiro dia foi o pior, como era de se esperar. Horrível e assustador são as palavras certas. Agora que o primeiro impacto passou, o medo vai passando.
A matemática é universal e, por conseguinte, não é muito difícil entender o que a professora nos explica. A UC de arte é divertida e leve. Nota-se mesmo que é uma aula de pré. Também não temos muitas dificuldades em percebe-la, mas por via das duvidas ela pergunta-nos sempre se estamos a perceber.
A meu ver e por enquanto, estas duas têm-se revelado boas profissionais. Fazem perguntas para a turma e incluem-nos; perguntam também se estamos a perceber ou não. Gosto disso, porque fazem-nos sentir que estão a falar também para nós.
Já a professora de biologia é horrível. Fala um catalão muito fechado e age como se não estivéssemos na aula. Já deixou bem claro, indirectamente, que não gosta de alunos Erasmus na aula. Diz que se não percebemos minimamente o catalão nem sequer devíamos lá estar e que não sabe como a escola pode enviar-nos. A minha resposta é de que a culpa não é da escola que nos enviou, mas da que nos acolhe que não impôs como requisito obrigatório saber catalão. Enfim, sinto como se lá não estivesse. Espero mudar-lhe a opinião e provar que temos muito a contribuir para as suas aulas, mesmo que não saibamos o catalão!
Finalmente, e porque esta UC é a que me fascina mais, temos Observació i Innovació a l’Aula (em castelhano) e compreendemos perfeitamente tudo o que ela nos diz. A UC consiste em ensinar-nos a observar os miúdos em sala de aula, algumas técnicas e pontos a ter em conta para elaborar uma boa observação. Esta professora é o máximo! As suas aulas são sempre muito dinâmicas e pertinentes. Acima de tudo trata-nos como Maestras (professoras a exercer a profissão). Estou a adorar e já absorvi imensas coisas.

Bicing


O Bicing é o nome de uma iniciativa criada em Barcelona a Março de 2007. Até hoje conta com cerca de 380 estações espalhadas por várias zonas da cidade. É um meio de transporte não poluente e bastante utilizado pelos cidadãos. Para podermos usá-lo temos de comprar o passe, anual, no site do Bicing.
Como funciona? Basta pegarmos numa bicicleta, numa das diversas estações, irmos até onde queremos e, no final, deixamo-la na estação de destino. Durante a noite, uma carrinha irá fazer a recolha e coloca-las no lugar inicial.
Devo dizer que as ruas estão muito preparadas para as receber, ou seja, existem vias para se andar e sinais de trânsito como para os carros!
Simples, barato e eficaz. É também muito giro vê-las todas distribuídas pela cidade, dando um aspecto engraçado.

Para mais informações consultem o site:



É isto que levamos da vida!

Como prometido num poste anterior, aqui está a personagem que vimos em pleno parque Güel.

Cadernos de linhas são para os meninos da primária!

OMFG, ficamos tão chocadas ao ouvir isto!
Desde que cá chegamos que andamos à procura de um caderno de linhas. O que encontramos é tudo folhas brancas, quadriculadas e de musica. Pautadas, nada! Tive que comprar um caderno de linhas da primária, que era o mais parecido a um de linhas. LOL Mesmo assim este caderno não é muito normal, porque não é igual aos de Portugal. Eles realmente são muito estranhos. Resolvemos ir à papelaria da escola, pois era o sitio mais barato que, eventualmente, poderia ter cadernos de linha, mas nada. Curiosas, perguntamos à senhora, por que razão não existiam cadernos de linhas, ao que ela nos respondeu: "Aqui, os estudantes, utilizam cader quadriculados ou folhas brancas. Os cadernos de linhas são para os meninos da primária que estão a aprender a escrever."
Tiramos a conclusão de que aos espanhois não lhes assiste muita coisa.
A primeira é a simpatia! Passam por nós e empurram-nos, sem pedirem licença. No supermercado, empurram os carrinho e, saia da frente quem estiver no caminho!, porque se não passam-nos por cima.
A segunda é a beleza! (Eu sei que não sou bonita, mas aqui os rapazes são todos feios!) E a terceira coisa que não lhes assiste são os cadernos pautados!

Primero dia de classes

Ai que desespero que foi esta semana, minha nossa senhora! >.<
As aulas começaram na passada segunda-feira (diluns, em Catalão) às 8h30. Acordei uma hora e quinze antes e ainda era: noite! É horrível acordar e ver que ainda é noite, parece que não chegaste a dormir. A sorte é que a casa é quentinha e não passamos frio, custando menos ao levantar.

A primeira aula, em catalão, foi matemática, com uma turma de 3º ano de Pri. A professora, na casa dos 30 acabadinhos de fazer, é muito acessível. Nessa aula, fizemos apenas apresentações, mas os nossos colegas falam tão depressa, que não percebemos metade dos nomes nem o que diziam. LOL

A segunda aula, também em catalão, foi Conneixement i Observació a l'Entorn Natural com uma turma de 3º anos de Pré. Apesar de, em Portugal, dizerem.nos que esta é equivalente à UC Ciências da Terra e da Vida, não fiquei muito convicta. Aqui vamos fazer laboratórios e projectos para apresentar em sala de aula... ou seja... planificar actividades. A professora não é nada acessivel! Perguntou-nos se sabiamos catalão e como respondemos que não, pos-se logo a dizer que "não fazem cá nada se não percebem o que falo!". A diccção dela é muito fechada e não percebemos muita coisa. Saímos de lá assustadissimas!

É de ressalvar que já conhecemos uma rpariga de ERASMUS, a Elisa. Tem 22 anos, é do norte da Itália e está a fazer estas duas UC's (UD's, em catalão) connosco. Coitada, percebe muito menos catalão que nós! Para comunicarmos com ela, falavamos inglês, castelhano, catalão... uma salada russa enorme! Mas estou a adorar a experiencia, porque vai ajudar-nos a encontrar soluções e, posteriormente, será mais fácil comunicarmos quando esta situação se refetir com outras pessoas.

Depois destas duas aulas temos a nossa merecida Hora de Almoço!
Aqui os preços são carissimos, mas o refeitório é lindo. Calculo que estejamos a pagar a vista e não a comida!
Temos 4 tipos de menú, passo a explicar:

- Menú Basic (4,65€): contém o 1º prato + 2º prato do dia (ou seja, eles é que escolhem) + iogurte (só iogurte);
- Menú 1º plato (5,95€): 1º prato à escolha (mas tem limitações) + sobremesa + pão + bebida;
- Menú 2º plato (6,11€): 2º prato à escolha (mas tem limitações) + sobremesa + pão + bebida;
- Menú (8,50€): 1º prato e 2º prato (à escolha) + sobremesa + pão + bebida;

Qual parece que escolhetes? Fomos para o mais barato, como é óbvio! Pensamos: "Primeiro e segundo prato mais um iogurte... nada mal, o prato não deve ser assim tão mau e ao menos são 2 pratos, dá para ficarmos bem almoçadas."
Eis o nosso espanto quando o prato do dia era... isto:


Só isto?! Isto é uma amostra de comer! Ainda eu reclamava que o comer na ESE era caro! Não vou dizer que os bifes e a mega sopa eram maus, mas é muito pouco! Não sei se os espanhóis aqui não gostam de comer muito, mas o que é certo é que isto não enche nada. Enfim... saudades das coisas que pensava serem más da ESE. LOL

Depois da nossa extensa hora de almoço (das 13h às 15hh30), fomos ter a nossa terceira aula, ainda em catalão, Arte Societat i Educació, com a turma de 2º ano de pré. Simplesmente adoramos! A professora é super dinâmica e a matéria em si parece muito interessante. Vamos aprender a utilizar a espressão plástica para utilizar com as crianças.

No final do dia saímos muito cansadas! A minha cabeça parecia que ia explodir, porque tive o dia todo a ouvir catalão e não apanhei muita coisa, o que me fez ficar um pouco ansiosa também.

Uma semana de aulas

Aqui o tempo parece que voa!
Após uma semana de aulas, tenho a dizer que estou a adorar a experiencia. Tenho qutro UC's, três em catalão e uma em castelhano.
O catalão está, aos poucos, a tornat-se menos assustador. Já reconhecemos muitas palavras e fazndo associações das mesmas num discurso corrente.
Adoro a aula de matemática, de arte e, particularmente, a de observação! A professora trata-nos como Maestras (professoras) e dá-nos dicas de como temos de desempenhar a nossa função. Fazemos ainda actividades lúdicas incríveis. Não têm ideia de como esta aula é brutal!
Continuo a não gostar da professorade ciências, que já deixou bem claro que não gostar de ter estudantes de ERASMUS na sala. Fala super depressa e finge que não estamos na aula. As aulas dela, apesar de serem também de 1h30, passam imensamente de-va-gar.

Voltamos a comer no refeitório. Mais uma vez penso que estou a pagar a vista e não o comer. Como o menu básico não nos satisfez, resolvemos experimentar o menu 2º prato. Apesar de encher mais que o outro, o resultado foi isto:


Deixo ao vosso critério pensarem se me satisfez ou não. Devo acrescentar que aqui, a Nutela, é uma coisa que lhes assiste bastante. Quase tudo que leve chocolate é feito com... Nutela! Os crepes, as tortas, até aquele pudim teve fios de Nutela. LOL

O meu horário não é mau, podia ser pior LOL Segundas e quartas tenho aulas das 8h30 às 17h, com hora de almoço das 13h às 15h30; Quartas, quintas e sextas só entro às 17h e saio às 18h30. Isto por enquanto, porque a partir de dia 28 de Fevereiro começo as aulas de Catalão que são das 14h às 16h na faculdade de economia.

Como disse antes, as horas passam a correr e, simultaneamente, devagar. Se estamos em casa ou outro sitio qualquer a fazer turismo, voam. Se estamos sem fazer nada, passam lentamente. Sei que chegamos a casa sempre muito tarde e não temos muito tempo para nada. Preparar almoço/jantar e andar de transportes ocupa-nos bastante.

Parque Güel



Hoje visitamos o parque Güel.
Foi construído entre 1900 e 1914, pelo grande arquitecto deste parque foi Antoni Gaudí. Inicialmente destinado a ser uma urbanização, por encomenda do empresário Eusebi Güell, revelou-se um fracasso e foi vendido ao Município de Barcelona e inaugurado em 1926 como parque público. Em 1969 foi nomeado Monumento Histórico Artístico de Espanha, e em 1984 foi classificado pela como Património da Humanidade pela UNESCO


No recinto do parque, encontra-se a casa onde Gaudí morou, durante quase vinte anos. Actualmente a mesma funciona como museu: Casa-Museu Gaudí. Além disso, encontram-se diversas arquitecturas, todas elas com certa geometria.


A entrada é fenomenal, com vista para uma grande escadaria, varandas e o famoso dragão colorido. Por todo o parque encontramos pequenos artistas que nos dão música. Um deles era apenas uma tentativa de artista. Um homem (penso eu que era um!) vestido com vestes de leopardo, a fazer cócegas na guitarra. Em breve postarei o video! Ahahah

Existem ainda um ponto alto com uma cruz, que é miradouro do parque, com esta vista BRUTAL sobre a cidade:


Vale mesmo a pena! Gastem uma manhã para visitar toda esta obra de arte que nos rodeia.

Como chegar: apanhar o metro, na linha verd, e sair em Lessepse. Depois, na Pl Lessepse Gran de Gràcia, apanhar o autocarro nº 24 e sair em Parc de Güel ou o nº 116 e sair em Larrard Rambla Mercedes.

Torre Agbar


Hoje vou falar-vos deste magnifico edifício, a torre de Agbar!
Ora, a torre de Agbar foi construída em 2004 e desenhada pelo arquiteto Jean Nouvel. Tem cerca de 142 metros de altura e a sua superficie é constituída por placas de aluminio coloridas.
É o terceiro eduficio mais alto da capital catalã.

Como chegar: apanhar o metro, na linha vermelha, e sair em Glories.

A sorte começa a mudar

Já faz mais de uma semana que aqui estou. Sinto saudades de tudo e mais alguma coisa: do meu quarto, das sopas da minha avó, de me fazerem as coisas, de ver filmes com a minha mãe, de que a minha irmã me chateie, das histórias do meu avô, das constatações obvias do meu pai, dos ensaios da tuna, dos meus amigos... de me sentir a minha língua materna. Não me queixo. Muita gente daria tudo para estar no meu lugar, e esta é uma oportunidade unica. Mas é algo que sinto: SAUDADE de os ouvir, sentir o seu apoio.
A cidade não há duvida de que é espetacular! Tiro o meu chapéu mil vezes a ela. Tanta variedade, tanta vida... O meu portonhol está cada vez mais espanhol, e até tenho treinado inglês! Estou a adorar, mas ainda muita coisa me espera. Tento sempre pensar positivo, porque ainda me falta tanta coisa pela frente. Sei que sem as minhas colegas de quarto não teria chegado onde cheguei, porque passamos mesmo um mau bocado. Tão grande que me fez crescer imenso... tanto que até me assusto. LOL
Ontem cozinhei pela primeira vez desde que cheguei. Foi lindo. Ahahah! Peixinho cozido com batatas, brocolos e tomate. Não é por ter sido eu a cozinhar, mas estava mesmo bom! Se calhar era da fome. Ahahaha!
A minha nova casa tem 5 quartos, 2 wc, 1 cozinha e 1 sala comum. Vivem comigo elas as duas, um ingês e uma turca. Estou a gostar, porque está mais proximo de ser um lar do que a antrior.
Apartir de agora, a nossa vida só pode melhorar (esperoooo!)

Domingos

Acordamos hoje dispostas a passear e aproveitarmos para fazer umas compras. Eis o meu espanto quando fui ao hipermercado mais próximo e dizia FECHADO. Voltei para trás e fui vendo algumas lojas, tudo fechado! Até o centro comercial tinha as lojas fechadas! Apenas estavam abertas as zonas de restauração: bares, cafés e restaurantes. Aqui em Barcelona, o Domingo é um dia completamente morto. Todas as lojas de comercio, sem ser restauração estão fechadas. A cidade parece que se fecha toda e morre. É deprimente. LOL

Las chicas portuguesas sin dinero que foram enganadas!

É assim que somos conhecidas aqui em Barcelona, por algumas agencias! Isto, porque nós recebemos a ridícula quantia de 280€ por mês, numa cidade onde todos os quartos custam cerca 450€/mês, as casas rondam os 900€/mês e as residencias custam quase todas 800€/mês! Assustados com os preços? Nós também! Andamos uma semana assustadas com isto.
No dia 9 tivemos a nossa primeira reunião de ERASMUS. Era suposto ter começado às 10h30, e eram 10h15 quando chegamos à universidade. Perguntamos onde era a sala de reunião e disseram-nos que a reunião tinha sido mudada para o meio dia e que fizessemos tempo pelo bar. Foi o que fizemos! Eram 11h50, fomos para perto da sala, quando uma senhora passa por nós e me pergunta o nome. Assim que o digo, a minha espinha gelou com o comentário que fez "Mas aqui não há nenhuma Brígida..".
Resumindo, a nossa reunião era de facto às 10h30 noutro sítio!!
Corremos, mas chegamos exatamente no final da mesma.
Como boas portuguesas, fieis à nacionalidade, misturamo-nos com a multidão, como se conhecêssemos os cantos à casa, levamos tudo quanto era livros de informação disponíveis gratuitamente e começamos a visita ao Campus.

Vall d'Hebron

É uma zona, cujo nome remonta a uma história Hebraica!
Há muitos anos, um punhado de gente veio para essa zona e acham-na tão gira que pensaram ser a terra prometida e por isso estabeleceram-se. Assim chamaram-no Vall d'Hebron (vale de Abrão).

Universitat de professorat - Mundet


Hoje vou falar-vos da minha universidade.
A primeira vez que a vi e entrei, não a achei nem bonita, nem feia... era uma coisa no meio. LOL
No dia 9 de Fevereiro, quando tivemos a nossa primeira reunião de ERASMUS, a minha opinião mudou! Fizeram-nos uma visita guiada por todo o campus e aí vi verdadeiramente a universidade.



Tem um pátio interno incrivelmente lindo, uma igreja no campus e algumas fontes distribuídas. Vimos um pequeno ribeiro cuja água estava congelada. Ficamos fascinadas, fantástico! O refeitório é igualmente incrivel. Grande e muito chique, parece um restaurante gourmet! Existe ainda um autocarro gratuito que percorre o campus, para que não tenhamos de subir as escadas. LOL
Estou ansiosa por saber como serão as aulas e os professores :)


Como chegar: apanhar o metro, linha verde, e sair em Mundet

Barcelona City




Barcelona é a capital da comunidade autónoma da Catalunha, é a segunda maior cidade de Espanha e a maior metropole da europa!
É uma cidade definida por três fronteiras. A primeira e a segunda estão localizadas na costa do mar Mediterrâneo, entre dois rios, a foz do Rio Llobregat e a foz do Rio Besòs; a terceira é a Serra de Colserola.

Uma luz ao fundo do tunel !

Ninguém queira passar o que passamos estes dias. Ver-se com uma mensalidade de apenas 280€, onde os quartos são todos a 350€ no mínimo e a ter que andar de sítio em sítio, procurar casa, onde não conhecemos NADA! Somando a isto, estar numa casa sem condições… ou seja, sem janelas para a rua, sem água quente, com um colchão que faz uma cova e sem uma cozinha que se possa chamar cozinha! Não desejo isto a ninguém, MESMO!
Hoje, finalmente, uma luz ao fundo do túnel e não é o metro ou o comboio!
Após dias agoniantes de busca, sempre com esperanças tiradas a cada telefonema, encontramos algo! Aquilo sim é um quarto duplo com espaço, água quentinha e cozinha para podermos fazer a nossa comida. J Estamos muito felizes por finalmente termos encontrado algo que se possa chamar de Casa e poder paga-la.
Aqui, todas as casa são arrendadas por contratos, mesmo que sejam apenas por alguns meses, e mesmo assim, aos proprietários não lhes compensa arrendar a pessoas que ficam a menos de um ano.
Por isso aconselho este site para procurarem casas (pisos) ou quartos partilhados (habitaciones): www.habitatgejove.com . As senhoras são muito simpáticas e ajudam-nos bastante. Podemos ainda encontrar bons preços!
Para quem quer ficar apenas algumas semanas pela cidade, aconselho a pousada Graffiti, fica perto da Sagrada Família e tem preços mais acessíveis. 

Catalunya

Hoje vou falar-vos da zona de Catalunya, que é só uma das zonas mais comerciais de sempre. Parece a Baixa do Chiado em Lisboa. Está cheia de lojas enormes, como o El Corte Inglés, Zara, Bershka, Stradivarius, Fnac...um montão! Até tem, imagine-se, uma loja de ANIME!!! Estou no 7º céu ^0^
Além disso, a arquitetura é lindissima!

Como chegar: basta apanhar o metro, na linha vermelha, e sair mesmo em Catalunya.

WTF?!

A realidade atingiu-me às 12h50! Veio assim, zás, na minha face! Quando vi a casa e entrei no meu quarto, pensei… “O QUE É ISTO???” Os quartos eram minúsculos, a casa de banho um nojo e a cozinha… não, eu não vou falar da cozinha! Peço desculpa pela linguagem, mas a frase “Que merda é esta?” estava bem escrito na minha cara. Tão explicito que a senhoria percebeu.
Nem sei como esta casa foi recomendada. Sério! A água não tem pressão nenhuma, ou seja, se estamos a tomar banho, não podemos sequer puxar o autoclismo. Além disso, os banhos têm de ser racionalizados. Eu explico, nós ligamos para a parte quente e ela vem muito quente, portanto temos de virar para a parte morna, mas (sim, há um mas!) ela vais ficando gelada! Digo assim que no primeiro banho quase chorei, porque ninguém merece uma coisa destas. Fiquei, sem exagero, 10 minutos com água fria a correr. Quase morri de hipotermia.
O que retenho daqui é que quando chegar vou escrever uma carta ao presidente do IPS e ao CIMOB, pois deviam ser eles a arranjarem-nos as casas, para que não aconteça nada destas coisas! Mas não há-de ser nada. Nós somos fortes e isto será apenas um percalço!

E em Português?


Malinhas prontas e tudo arrumado! Acordar às 5h15 da manhã, ainda de noite, para poder estar no aeroporto a horas. Pensei que estivesse mais frio, mas enganei-me. No entanto vestia um casacão, 3 blusas, colantes por baixo das calças, umas botas com pelo, umas luvas e um gorro. Passo a explicar: não cabia na mala!
Após entrar em 2 filas com o nome da nossa companhia e dizerem-nos eu não era ali, à terceira foi de vez e lá conseguimos fazer o check-in! Começava bem a nossa aventura, mal sabendo o que nos esperava. LOL
Às 9 horas e 5 minutos o nosso avião partiu. Não gosto muito de andar de avião e o mesmo fazia uns ruídos estranhos, mas lá levantou voo e fiquei mais tranquila. Por outro lado, a rapariga que viajava comigo, a Cristina, estava a adorar esta montanha russa!
O avião aterrou 1h30 minutos depois. Estava um frio… mas um senhor frio! Recordam-se o que trazia vestido? É verdade, estava frio mesmo assim! LOL
Entramos no aeroporto e, como queríamos ver onde saiam as malas de porão, procurei por placas. Assim que as avistei, li, li, LI e… onde está o Português? Ah é verdade, agora estamos noutro país! Foi um momento parvo, mas continua a ser incrível como o nosso cérebro procura sempre a nossa língua materna.
Apanhamos um táxi para a nossa zona – Eixample – e fomos vendo a cidade através do vidro do automóvel. Era tudo tão diferente e simultaneamente semelhante. Pelo caminho e conforme avançávamos, começamos a ver publicidade e letreiros com marcar iguais em Portugal. Fiquei mesmo feliz. Só dizia “Olha isto também existe em Portugal!”. Foi aquela felicidade que temos quando reconhecemos algo que também existe no nosso país e sentimo-nos menos hostilizados visualmente. Para quem já a sentiu percebe o que estou a falar. LOL