Castellers

Os Castellers são uma prática tradicional da Catalunha, considerada Património da Humanidade em 2010 pela UNESCO e que consiste em fazer construções que se assemelhem com as torres dos castelos, com pessoas. Um genero de torres humanas! Estas torres dividem-se em três partes:

- a pinya, formada por um grande quantidade de pessoas, muito juntas umas às outras. Estas serão a base que vai suportar e sustentar todo o resto da construção e, como tal, é onde se encontram mais pessoas. Além disso, são elas que servem de "chão" para que os outros possam subir.
- o tronc, composto por vários pisos, dependendo da altura e da construção do Castell.
- o pom de dalt, é a parte de cima do castell.

Curiosidade: as pessoas que fazem esta prática denominam-se de castellers e à pessoa que está no cimo dá-se o nome de canalla.

Desde que cheguei e vi uma fotografia disto aqui no piso, que fiquei fascinada!Mas faz apenas uns dias, quando fomos com o grupo ESN até Poble Sec para ver uma festa da população, que pude observar de perto e deliciar-me e... vibrar com o medinho!
Vocês não estão bem a ver e por isso não devem ter bem a noção, mas esta prática é muito assustadora de se ver (imagino de se fazer... borrava-me toda! >.<).
Nós, espectadores, sofremos com eles, sempre naquela de "vá, não caiam! Ai, cuidado!! Isso, isso... molt bé!". LOL É que eles sobem uns para cima dos outros fazendo níveis cada vez mais altos, pegando-se em tudo o que é sitio para poderem subir cada vez mais alto (sim, eles tocam em QUALQUER parte para subir!)... enquanto sobem balançam-se muito...eu sei lá...
Normalmente quem fica no topo são crianças pequeninas (tipo +/- 7 anos), que sobem por ali acima que nem macaquinhos a trepar em árvores. Outro dado interessante é que não sobem fazendo força com os pés, mas sim com os joelhos... É mesmo muito giro de se ver e vibramos durante a execução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário