A Bandeira da Catalunha


Desde que cheguei a Barcelona já vi tantas bandeiras da Catalunha, que fiquei confusa, sobre qual seria a "oficial". Umas são às riscas amarelas e vermelhas, outras têm estrelas, outras cruzes vermelhas e brancas...
Aqui são muito patriotas e têm sempre uma bandeira à janela, principalmente quando são dias de festa!
Para desfazer a confusão existente na minha cabeça. perguntei à minha professora, qual era a bandeira oficial da Catalunha.
Ela explicou-me que:
-> A bandeira oficial da Catalunha é a que tem apenas riscas vermelhas e amarelas.


-> As que apresentam uma estrela de cinco pontas inscritas num triangulo, significa que a Catalunha é considerada como uma cidade independente de Espanha. A cor do triangulo onde a estrela se insere difere consoante o partido político.



-> Esta é a bandeira da Catalunya misturada com o cruzado de S Jordi.


4 comentários:

  1. Essa ultima na verdade é a bandeira de Barcelona

    ResponderExcluir
  2. Não sei,acho que a bandeira com triângulo azul é muito comum e lembra as de Porto Rico e Cuba,de alguma forma.Se a bandeira oficial é a listrada simples e tiver relação coma tradição catalã,deve ser mantida.XP

    ResponderExcluir
  3. Gostei da explicação. Então caso eles consigam a independência a bandeira a ser utilizada será a que possui a estrela para marcar a separação da Espanha.

    Estive em Barcelona no mês de abril e posso dizer com todas as letras que aquele povo não se sente espanhol.

    ResponderExcluir
  4. A Catalunha é um Estado e Barcelona uma cidade...

    ResponderExcluir