Girona



Girona é um município espanhol com cerca de 39km2 (é pequenina!) e com elementos monumentais únicos em toda a Europa. A zona antiga deste município encontra-se delimitada, a Este, por uma muralha do século IX, chamada de Paseo de la Muralla (facto que me fez recordar muito a vila de Óbidos em Portugal), com torres de vigia, onde obtemos uma vista espetacular pela cidade, e jardins muito bem decorados.
Girona é conhecida também por Cidade das Flores e, como tal, todos os anos, durante 1 semana, realiza-se a maior festa das flores – Temps de Flors. Desde que chegamos a Barcelona, foram inumaras pessoas que nos falaram bem desta cidade e, principalmente, desta festa. Para comprovar isso, fomos dar uma vista de olhos. Bem, não vou dizer que odiei o passeio, porque vi algumas coisas giras, a companhia era boa e assim, mas… a verdade – e tenho que ser sincera com vocês – é que estava à espera de muito mais! Ao falarem-me que as ruas se enchiam de gente e que tudo estava decorado com arranjos florais magníficos e etc., fez-me pensar que seria como a festa das flores na Madeira, mas enganei-me redondamente… os arranjos florais magníficos (como me disseram) pareiam de cemitério e eram muito poucos. O único que me fascinou foi um “tapete” que cobria a escadaria da catedral.

Festa das Flores - Temps de Flors

À parte disso, a cidade é parecida com a zona antiga de Barcelona, pelo tipo de edifícios que apresenta e pela disposição das ruas, mas em versão muito mais pequena.  Até os nomes que deram às ruas e praças são iguais aos de Barcelona e, por esse facto, pensei que talvez não tivesse sequer apanhado o comboio. LOL
Como já referi, a zona antiga da cidade está cercada por uma muralha e dentro dela podemos encontrar alguns monumentos históricos, como a Catedral de Girona, o bairro judeu Call (um dos mais bem conservados de toda a Espanha), Las Ramblas, as famosas casas coloridas unto ao rio Oñar, o qual divide a cidade em dois, e as pontes que o atravessam.

Ponte de pedra de Isabel II sobre o rio Oñar

Opiniões são opiniões e continuando com a minha opinião sobre a cidade, devo dizer que as duas horas de viagem para lá e depois para voltar, juntando o dinheiro que dei pelo bilhete foram o pior erro da minha vida. Volto a frisar que no fundo, bem no fundo, a cidade é bonita e pitoresca, mas que se não fosse pela companhia das minhas colegas, eu ter-me-ia suicidado quando lá cheguei!



Como chegar: o mais barato é apanhar comboio da renfa em Pl Catalunya (atenção que os horários variam consoante o dia da semana e a hora e nem todos param em todas as estações. Além disso, nenhum deles nos avisa da estação em que vamos, ou seja, temos que ir vendo as placas do lado de fora!)
Custo: cerca de 7€/viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário