Empezamos las prácticas!

Na sexta-feira começamos as práticas (obervações) da nossa UC Observació i Innovació a l'Aula. O local escolhido foi um colégio perto da nossa faculdade, com alunos até aos 11 anos. Sim, eles nesta escola têm Pré e Primeiro ciclo na mesma escola e como o Pri deles vai até ao sexto ano, encontramos alunos com estas idades.

Eram 8h15 da manhã e já lá estávamos. Connosco estava também o frio! Estava tão cansada e igualmente desanimada, por causa do que aconteceu, mas ao mesmo tempo expectante com o que poderia acontecer. Pré não é bem a minha onda... Prefiro os mais crescidos e numa sala de aula a aprender! Por esse facto estava um pouco receosa de como poderiam desenrolar-se s coisas.

Uns 10 minutos antes de começar a aula de psicomotricidade dos alunos de P4, com idades entre 4 e 5 anos, conhecemos o professor e vimos o espaço. Como somos 4 pessoas, aconselharam-nos a dividirmo-nos em grupos de 2 pessoas. Assim, duas de nós ficamos com P4 e as outras duas com P5.
A aula começou mais ou menos às 9h e o professor apresentou-nos à turma, fazendo uma roda e dizendo para nos sentarmos com eles. Olharam-nos muito e senti-me bastante observada. (Era suposto serem eles os observados!)

A turma é composta por 16 rapazes e 7 raparigas. Todos muito fofos (dentro do possível!).
A aula de psicomotricidade deles baseia-se em fazer com que eles se mexam e não estejam quietos um segundo. Para isso têm um amontoado de colchões espalhados pela sala, tecidos, trampolins, etc. Os tecidos serviam para fazerem capas e parecerem uns super-heróis! Os colchões serviam para se atirarem para cima. Realmente, nunca estavam quietos. Ora empurravam-se ora atiravam-se uns para cima dos outros... Ouviam-se gritos e risos. O professor desaparecia naquela aula, pois estava sempre sentado no meio deles. Nunca lhes dizia o que tinham de fazer, apenas fazia com que se mexessem. Para terminar a aula, com a ajuda de sólidos de madeira, fizeram uma figura humana.
No final da observação já me doía o braço, mas estava realmente encantada com o que vi!

Durante o intervalo descansamos e duas meninas vieram meter-se comigo. Bem, na verdade eu é que me meti com elas e depois tomaram-lhe o gosto e só se metiam comigo. Foi muito engraçado, pois fazíamos grandes caras. Bem, foi giro até me terem pisado as minhas ricas botas e a Tânia e a Cristina olharem para mim e rirem-se a dizer "OMG!!!!! Ai que a Brígida vai mata-las por lhe pisarem as botinhas novas! ahahah".
A Cristina diz que até tenho jeitinho e que, no fuuuuuundo eu gosto de Pré, mas eu continuo convencida que não. LOL

Depois dessa aula, fui sozinha para uma sala de pré, com a turma que tinha estado a observar antes. A professora apresentou-me e eles não pararam de repetir o meu nome muito contentes com a minha chegada. Durante a aula, houve a hora do conto e depois desenharam umas flores e pintaram-na com aguarelas. Alguns vieram ter comigo, para me abraçar e mostrar "dói-dóis". Foi engraçado. LOL
De uma maneira geral, os alunos aqui são muito calmos, autónomos e disciplinados. A professora diz-lhes que têm de fazer algo e eles estão em silencio a faze-lo. Fez-me confusão, porque no meu país, eles estariam aos gritos uns com os outros e por aí... Talvez o facto deste colégio ser privado tenha uma certa influência.

No final senti-me contente pela experiência, mas confesso que continuo a preferir primeiro ciclo! Pode ser que com o continuar das próximas sessões, mude de opinião...

Nenhum comentário:

Postar um comentário