Alguém percebeu? Pois, nem eu! >.<
Começamos hoje as aulas Basic 1 de Catalão. Devo dizer, sem mais demoras, que saí de lá com uma dor de cabeça incrível. Tanta informação, mas tanta informação… Se antes já pensava que eram esquisitos, agora tenho certezas!
Comecemos pelas coisas estranhas do alfabeto, que foi a primeira coisa que vimos.
“Entre a vogal A e a vogal E existe um som!” Estranho? MUITO! Passo a explicar, quando a vogal E se encontra numa palavra sem acento, lê-se “â”, um som que não é A (“á”) nem E (“é”). Assim a palavra BARCELONA lê-se, em catalão, “Barçâlona”.
Mas não são apenas as vogar A e E que têm esta particularidade. Para não ficar atrás, entre a vogal O e a vogal U também existe um som! Tal como acontece na situação acima, esse O lê-se “ô”.
Existe ainda a situação R, que no final dos verbos no infinito não se lê. “Só acontece nestas situações, muito simples”, disse a professora. O problema é que eu não sei quais são os verbos deles, quanto mais se estão no infinitivo!! Dah!
Este caso é cómico, cómico, cómico! Eles aqui são do “Puorto, carago”! O som do B é igual ao do V e ao do W, assim B=V=W. Exemplo: BMW pronuncia-se “BMB”. Surreal.
Um tipo de L é bom, mas dois é estupendo! Além dos tradicionais LL (que vale de “lhe”) existe o L.L, que vale de “lllle”, só para dizer que se arrasta o L. Olhem, L.Lol para isto!
Depois de analisarmos este peculiar alfabeto, aprendemos a saudar pessoas e a perguntar as coisas básicas, como por exemplo, “Como te chamas?” (Com et dijous?) e “De onde és?” (D’on ets).
Aprendi ainda que ‘noia’ é rapariga e ‘noi’ é rapaz, entre outras coisas que ainda não me entraram na cabeça.
As palavras que mais adoro e estas não aprendi nesta aula, mas no que ouvimos nas aulas a sério são: “pantaneu?” (entenderam?); “una mica” (um pouco); “si us plau” (por favor); “nens” (meninos)
Devo dizer que senti-me como uma criança na primária a aprender o abc! >.<’
Nenhum comentário:
Postar um comentário